sábado, 25 de abril de 2009

ETA AQUARÍDEOS (máximo em 05/05)


↑N
Quem não pôde assistir ao cometa Halley em 1986 e acha que não vai viver até 2061 para vê-lo console-se com os restos que ele deixou durante sua trajetória. O período desta chuva se estende de 19 de abril a 28 de maio, mas no próximo dia 05 atinge seu máximo, cujo pico pode alcançar 70 meteoros por hora ou mais.

Quem não está habituado a localizar no céu o Aquário em virtude de suas estrelas fracas, concentre seus esforços para localizar o Quadrado de Pégaso, conhecido asterismo situado na constelação de mesmo nome. São 4 estrelas em que podem ser projetadas linhas, ligando uma com a outra adjacente, formando um grande quadrado imaginário (uma dessas estrelas oficialmente pertence à constelação de Andrômeda).

Com cada estrela fazendo um vértice desse quadrado imaginário, o Aquário se situa próximo da estrela que marca o vértice sudoeste (ela é a alfa do Pégaso, Markab). Uma outra estrela, fora do Quadrado, que pode facilitar a localização é a Enif. Basta imaginar uma reta que parte da estrela onde marca o vértice sudoeste (Markab) do Quadrado de Pégaso na direção oeste. O Aquário fica ao sul da Enif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário