segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Meteorito" ilumina início de noite em São Paulo


(Terra) No início da noite de sábado, por volta das 17h50, um possível meteorito iluminou, rapidamente, o céu de São Paulo. A luz dourada chamou a atenção de Henrique Moreira, que estava no bairro da Freguesia do Ó, e fotografou o fenômeno.

O professor de astronomia da USP, Eduardo Cypriano, explica que este meteorito seria um pouco maior do que os que são, comumente, vistos à noite e denominados "estrelas cadentes", já que pôde ser observado ao entardecer, quando ainda não se via nenhuma estrela no céu.

O fenômeno também foi observado em São Bernardo do Campo, onde foi gravado um vídeo de 46 segundos, que, de acordo com o astrônomo, fortalece a possibilidade de que o objeto seja, de fato, um meteorito. Segundo Cypriano, parece até que dá para perceber que parte de objeto fica para trás durante sua passagem.
----
Mais fotos aqui

2 comentários:

  1. Caros meteor-lovers,

    eu de posse apenas da foto e da filmagem arrisquei dizer à reporte do Terra que a possibilidade do evento ser um meteorito era plausível.

    Um colega meu, por outro lado, acho que o movia devagar demais para ser metero.

    Vocês provavelmente já viram e documentaram mais meteoros do que a grande maioria dos astrônomos profissionais, como nós. O que acham?

    Abraços,

    Eduardo Cypriano

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Cypriano, desabamento de lajes em prédio em São Bernardo teria sido provocado pelo impacto de um meteorito?

    ResponderExcluir