quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como funciona a chuva de meteoros e de meteoritos?

Conheça melhor esses visitantes que vêm do céu!
(Maria Elizabeth Zucolotto - Ciência Hoje das Crianças) Em primeiro lugar, você precisa saber que o espaço sideral está cheio fragmentos de corpos celestes que penetram a nossa atmosfera. É verdade! Acontece que a maior parte desse material vira vapor antes mesmo de chegar ao solo, como é o caso dos meteoros, popularmente conhecidos como estrelas cadentes. Alguns blocos maiores, porém, não se vaporizam, atingindo a superfície terrestre muitas vezes em forma de chuva de fragmentos – esses são os meteoritos.

Os fragmentos menores geralmente estão relacionados aos cometas, questão como bolas de gelo sujas de poeira, que, ao se aproximarem do Sol, ficam mais quentes e soltam suas partículas de poeira, formando a popular cauda do cometa. Estas partículas continuam a girar em torno do Sol, seguindo a órbita do cometa, e esse movimento gera algo parecido com um enxame de partículas, que produz muitos meteoros: eis a chuva de meteoros!

“Mas, e a de meteoritos?”, você deve estar se perguntando. Pois bem! Em grande parte das ocorrências, a chegada de um meteorito é justamente anunciada pela passagem de um gigantesco meteoro, acompanhado de efeitos sonoros e explosões. Os meteoritos podem ser constituídos de material rochoso (rocha parecendo reboco de parede), metálico (ferro-níquel, parecendo um pedaço de trilho de trem) ou de uma mistura de ambos.

Calma, não é necessário andar de capacete por aí! A atmosfera consegue frear totalmente esses corpos no ar. Eles explodem geralmente a cerca de nove quilômetros de altura em relação ao solo e se fragmentam em vários pedaços. Quando esses pedaços caem se espalhando sobre uma região, chamamos o fenômeno de chuva de meteoritos.

Sempre que se sabe da queda de um meteorito, os cientistas vão até o local para coletar os dados referentes ao meteorito que foi recuperado e alertar a população sobre a possível existência de outros fragmentos, que geralmente podem ser encontrados por meio dos detectores de metal ou simplesmente de um ímã. Mas, atenção: quase todos os meteoritos são atraídos por um ímã, porém, nem tudo que é atraído por ímã é meteorito!

Os meteoritos caem aleatoriamente sobre a Terra. Existe, entretanto, uma incrível diferença no número de meteoritos que são vistos cair e recuperados logo após as quedas em diferentes regiões do planeta. Muitos deles são encontrados nas regiões da Antártida e nos desertos, onde a ausência de chuva pode preservá-los por milênios.

Um comentário:

  1. A Zucolotto é uma lenda viva quanto o assunto é meteoritos.
    A CH das Criancas é uma ótima ferramenta para divulgacao da ciencia.
    http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir