sábado, 17 de setembro de 2011

Luz que assustou americanos certamente era meteoro, diz Nasa

(Terra) A Nasa - a agência espacial americana - afirma que um objeto brilhante que assustou pessoas no oeste dos Estados Unidos na última quarta-feira provavelmente era um meteoro. Segundo Don Yeomans, diretor do Programa de Objetos Próximos à Terra, é possível inclusive saber do que o objeto era composto.

Moradores do sul da Califórnia ao Arizona relataram terem visto uma luz cruzando rapidamente o céu de oeste para leste na noite do dia 14. "Nós estamos praticamente certos de que a luz foi causada por um meteoro, provavelmente do tamanho de uma bola de baseball ou de basquete, que queimou na atmosfera terrestre. Ele parecia ser muito maior por causa da atmosfera aquecida e brilhante no seu caminho", diz Yeomans.

A Nasa afirma que testemunhas relataram brilhos azuis, verdes e laranjas. Segundo o cientista, o azul e o verde indicam a presença de níquel ou magnésio, enquanto o laranja indica que ele estava viajando relativamente lento para um metoro, mas, ainda assim, estava a alguns quilômetros por segundo.

O pesquisador afirma que a queima de meteoros na atmosfera é muito comum, alguns similares ao da última quarta-feira. Contudo, estes geralmente ocorrem sobre o mar ou em regiões pouco populosas.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário