quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chuva de estrelas mais potente do ano alcança esta noite o seu máximo esplendor

Esta madrugada, a chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, terá a sua actividade máxima, podendo ser observada até 17 de Dezembro a partir de quase todos os lugares da Terra.


















(Público - Portugal) Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta chuva de meteoros (estrelas cadentes) é observável de 7 a 17 de Dezembro, mas a melhor altura é mesmo a madrugada de quarta para quinta-feira.

Estes meteoros são o "fenómeno luminoso resultante da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do espaço", mais concretamente de meteoróides (corpos mais pequenos do que os asteróides), de acordo com o Observatório.

Todos os anos em meados de Dezembro, a Terra atravessa o caminho dos destroços do Faetonte, que os astrónomos ainda não chegaram a um consenso sobre se é um cometa extinto ou um asteróide. As Gemínidas são restos de destroços desse misterioso objecto celeste. O OAL informa que o número médio de meteoros por hora é de 120.

Para esta madrugada, a agência espacial norte-americana (NASA) promove a iniciativa “Up All Night with NASA”, com imagens em directo, através da Internet, e um chat com os astrónomos Bill Cooke, Danielle Moser e Rhiannon Blaauw do Centro Marshall de Voos Espaciais que podem responder às perguntas dos interessados.

Além das Gemínidas, as principais chuvas de estrelas ocorrem, de acordo com o OAL, de 1 a 5 de Janeiro (Quadrântidas), de 17 de Julho a 24 de Agosto (Perseidas) e de 14 a 20 de Novembro (Leónidas).
----
Matérias similares na National Geographic Brasil e Ciência Hoje - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário