segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estrelas cadentes “choverão” esta semana

(Voz da Rússia) Entre 16 e 26 de abril, os Lirídeos de abril poderão observar-se no céu noturno. Os Lirídeos são um grupo de meteoros conhecido desde os tempos remotos. A primeira menção do mesmo está datado de 687, a.C. “As estrelas cadentes choveram”, consta das crônicas chinesas antigas.

 A origem dos Lirídeos é a poeira cósmica que ficou da cauda do cometa Thatcher, que a Terra atravessa em abril de cada ano. O próprio cometa passou perto da Terra em 1861, e passará novamente, podendo ser visto, só dentro de 415 anos. As partículas da cauda do cometa queimam, entrando na atmosfera terrestre, e é assim que aparecem as “estrelas cadentes”. O grupo dos Lirídeos é imprevisível.

Habitualmente, aparecem entre 15 e 20 meteoros por hora, mas noutras ocasiões seu número pode ser muito maior. Chuvas muito intensas de estrelas cadentes foram vistas em 1803, nos EUA (até 700 meteoros por hora), e em 1922, na Ucrânia (mais de 2000 meteoros por hora). Às vezes, quando se observam numerosos meteoros, podem ver-se entre eles as bólides, muito brilhantes.

Como bolas incandescentes, elas passam pelo céu, deixando rastros luminosos. As bólides maiores podem ser vistos inclusive de dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário