segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Curiosos passam a noite em parque espanhol para ver chuva de meteoros

Neste fim de semana, Terra cruza com cometa e 'varre' seus pedaços. Fenômeno ocorre todo mês de agosto e é mais visível do Hemisfério Norte.




(G1) Uma chuva de meteoros foi observada na madrugada deste domingo (12) na reserva natural El Torcal, localizada na cidade de Antequera, no sul da Espanha.

O fenômeno, chamado de Perseidas – porque fica na constelação de Perseu, no Hemisfério Norte –, pode ser visto sempre em agosto, quando a Terra cruza o cometa Swift-Tuttle e "varre" os pedaços deixados por ele.

As imagens foram registradas após uma longa exposição fotográfica. Algumas pessoas passaram a noite no parque espanhol.


A Lua atrapalhou um pouco a visualização, pois a Terra está na fase minguante e apenas os meteoros mais brilhantes se tornam evidentes. Além disso, como a constelação de Perseu está muito ao norte, fica mais fácil observá-la da Europa, por exemplo.

A chuva atingiu seu ponto máximo neste domingo, mas ainda na madrugada desta segunda (13) será possível ver alguma coisa.

Na imagem abaixo, um homem e uma mulher oferecem água para uma raposa selvagem, enquanto aguardavam a observação dos meteoros, por meio de um telescópio.


Nesta outra foto abaixo, um meteoro corta o céu noturno (à direita) sobre túmulos medievais na cidade de Radmilje, 180 km ao sul de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, leste europeu.

----
E mais:
Perseidas 2012 (AstroPT)
.
Chuva de meteoros foi mais vista na Europa (O Dia)
.
Novos meteoros que passaram pela Terra são vistos no Hemisfério Norte (G1), com matéria similar no UOL (com acervo)
.
Perseidas - REGISTROS (Sky & Telescope)

Nenhum comentário:

Postar um comentário