quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Provável nova chuva de meteoros



(Estação Costeira1/NEOAJBS) Segundo informações de Bill Cooke (Meteoroid Environment Office da Agência Espacial Norte-Americana) na noite de quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2012, pode ocorrer uma atividade de meteoros associados ao Cometa 46P/Wirtanen (http://www.rea-brasil.org/cometas/46p.htm)

Modelos computacionais feitos pelo astrônomo russo Mikhail Maslov preveem que cerca de quatro rastros de meteoroides produzidos pelo cometa sejam atravessados pela Terra entre os dias 10 e 14 de dezembro. O radiante foi calculado para o limite das constelações de Peixes e Pégaso, nas proximidades de iota e theta Piscium.

Observadores de meteoros são enconrajados a iniciarem seus registros no anoitecer do dia 13, antecipando a vigília dos Geminídeos (que ocorre na mesma noite).

A Estação Costeira1 preparou este mapa do céu que pode ser usado na identificação do possível radiante:

http://www.costeira1.astrodatabase.net/gif/20121213_2300tu.gif

Como se trata de uma nova chuva em estudo, não se descarta a possibilidade de uma baixíssima atividade. Neste caso apenas e tão somente as observações auxiliarão no estudo destes possíveis meteoros associados ao Cometa 46P/Wirtanen.

Fonte:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2012/11dec_newshower/

Nenhum comentário:

Postar um comentário