quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Meteoros cruzam céus do Rio e do Espírito Santo e assustam moradores



(Jornal Nacional) Cinco dias depois da explosão de um meteoro na Rússia, moradores do litoral norte do estado do Rio e de algumas cidades capixabas levaram um susto ao olhar para o céu.

A câmera de segurança de uma transportadora, na cidade de Serra, no Espírito Santo, registrou a passagem da bola de fogo às 10h15 da manhã. Segundo a Infraero, funcionários da torre de controle do Aeroporto de Vitória também viram o rastro luminoso no céu, mas não chegaram a alertar os pilotos. O fenômeno também foi observado em outras cidades capixabas e no litoral norte do Rio de Janeiro.

De acordo com astrônomos do Instituto Federal Fluminense, dois meteoros cruzaram o céu da região na manhã desta quarta-feira e assustaram muita gente. Mas não há registro de destruição.

Para os astrônomos, a claridade atrapalhou a visualização do fenômeno.

“Por enquanto não conseguimos observar detalhes através da câmera, mas pelos relatos, estamos tentando ver qual seria a mais provável trajetória do objeto quando passou na atmosfera”, apontou o astrônomo Marcelo Oliveira.

Enquanto analisavam as imagens captadas, os especialistas encontraram o registro de um meteoro que passou pelo estado do Rio último dia 15, às 5h08 da manhã. Foi o mesmo dia em que um meteoro explodiu na Rússia e feriu 1,2 mil pessoas.
----
Matéria com vídeo aqui
----
E mais:
Mistério no céu do Rio (O Globo)
.
Suspeita de meteoro na Região Sudeste (JC)
.
Câmera de segurança registra 'bola de fogo' no céu do ES (G1)
.
Meteoros são vistos no Rio e no Espírito Santo alimentam discussão sobre ‘apocalipse’ (Portal Bragança)
.
Físico comenta passagem de suposto meteoro por cidades do RJ (G1)
.
Moradores do Rio de Janeiro estão assustados com meteorito russo (Diário da Rússia)
.
Astrônomo nega que rastro visto por cariocas seja meteoro (O Dia)
.
Cobertura do blog Da Terra para as Estrelas
.
Acervo Cienctec

Nenhum comentário:

Postar um comentário