segunda-feira, 8 de abril de 2013

Meteoromania: Autoridades russas desmentem queda de novo meteorito

Corpo celeste teria caído na Região de Leningrado, noroeste da Rússia

(Diário da Rússia) Um porta-voz do Ministério para Assuntos de Emergência e Defesa Civil da Rússia negou oficialmente que um meteorito tenha caído no noroeste do país neste domingo, 7. O comunicado foi feito depois que vários sites e emissoras de rádio e TV reportaram haver vários testemunhos da queda de um objeto não identificado na Região de Leningrado, mais precisamente na cidade de Tosno.

Ao comentar o desmentido oficial, a mídia russa se refere a uma “meteoromania que tomou conta do país depois da queda do meteorito de Cheliabinsk, ocorrida em 15 de fevereiro, naquela cidade dos Urais”. Naquele evento, vidraças de mais de mil edificações foram quebradas pelo choque provocado pela explosão do corpo celeste ao entrar na atmosfera terrestre. Cerca de 1.200 pessoas ficaram feridas, e 52 foram hospitalizadas.

Segundo cálculos da NASA – a agência espacial americana –, o chamado meteorito de Cheliabinsk tinha 15 metros de diâmetro ao entrar na atmosfera e se deslocava mais rapidamente que a velocidade do som. Ainda de acordo com a NASA, ele foi o maior objeto celeste a cair na Terra nos últimos 83 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário