sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bola de fogo explode acima do Centro-Oeste dos EUA



(Apolo11) Uma rocha vinda do espaço se rompeu acima estado americano de Iowa transformando-se em uma grande bola de fogo que foi consumida em poucos segundos. O evento foi detectado por uma câmera de segurança que registrou toda a sequência.

As imagens do bólido foram feitas por uma das câmeras de observação do NWS, Serviço Meteorológico dos EUA, instalada na cidade de North Liberty, no estado americano de Iowa. As cenas mostram a rocha espacial cruzando a atmosfera em alta velocidade já na forma de uma bola de fogo, seguida de diversas explosões. Embora as imagens sejam em preto e branco, alguns relatos afirmam que o meteoro tinha uma leve coloração azul.

O evento aconteceu no dia 26 de dezembro e pelos relatos o meteoro era extremamente brilhante e se aproximou pelo quadrante leste. De acordo com a Associação Americana de Meteoros, AMS, houve mais de 600 testemunhos, a maior parte vinda dos Estados de Illinois, Iowa, Missouri e Kansas.

Alguns observadores também informaram terem ouvido o estrondo sônico (sonic boom) característico de objetos que ultrapassam a velocidade do som. Segundo a AMS, esse foi o quinto evento mais reportado na história do órgão.

Pelas imagens é possível estimar que a rocha que produziu o meteoro tinha dimensão bem acima da média, com massa inferior a 30 quilos e tamanho aproximado de uma bola de futebol.

As estatísticas mostram que bolas de fogo desse tipo e dessa magnitude - equivalente ao brilho à Lua Cheia - cruzam o céu pelo menos uma vez a cada cinco meses.
----
Matéria similar no O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário