segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Verdade sobre os Meteoritos



(Ciência 2.0 - sinopse) No dia 15 de fevereiro de 2013, um meteorito entrou na Terra, rasgou os céus da Rússia, e desintegrou-se na cidade de Cheliabinsk, dando origem a uma onda de choque tão forte, que chegou a ser detetada a 15 mil km de distância. O percurso do meteorito foi capturado, desde que este atingiu a atmosfera do planeta, resultando em 16 segundos de ciência muito bem documentados.

Este acontecimento serviu de base para a realização do documentário “A Verdade sobre os Meteoritos”, conduzido pelo Professor Iain Stewart. O filme propõe-se responder a uma série de questões relacionadas com estes objetos celestes, nomeadamente, a sua composição e origem; o impacto que provocam na superfície terrestre e o perigo que representam; e ainda, o papel que desempenharam para a história do nosso planeta.

Por vezes, não atribuímos a devida importância à possibilidade de ocorrência destes fenómenos. No entanto, o meteorito de Cheliabinsk, para além de nos ter dado informação útil para a prevenção de factos similares, ajudou-nos a recordar que o sistema solar é um lugar dinâmico, que está em constante mudança, e que a Terra é um planeta pequeno num cosmos violento. Afinal, os meteoritos fazem parte do normal ciclo de vida do planeta, e disso, não nos devemos esquecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário