sexta-feira, 4 de abril de 2014

Paraquedista diz ter filmado meteoro passando a seu lado durante salto

Em entrevista a TV, norueguês contou sobre descoberta; veja imagem. Especialistas analisaram vídeo e afirmam que objeto veio do espaço.


(G1) O paraquedista Anders Helstrup captou uma imagem fora do comum durante um salto que fez em 2012 no condado de Hedmark, na Noruega. Ele relatou à emissora de TV NRK que percebeu, já durante o salto, que tinha visto algo diferente se movimentando no céu, mas não conseguiu perceber o que era.

Logo que chegou ao solo, Helstrup assistiu à filmagem do salto e constatou que a câmera realmente tinha registrado a rápida queda de um objeto parecido com uma pedra pontiaguda. Ao mostrar as imagens para o geólogo Hans Erik Foss Amundsen, do Museu de História Natural de Oslo, o especialista concluiu que o objeto era um meteoro.

À NRK, Amundsen afirmou que pode perceber que o objeto tem uma superfície afiada, como se tivese sido cortada, com um lado mais escuro e com alguns pontos mais claros.

Os especialistas contatados pelo paraquedista para analisar as imagens concluíram que o meteoro foi filmado quando já não estava mais incandescente, fase conhecida como "voo escuro".

Segundo o especialista em meteoritos Morten Bilet, também ouvido pela NRK, não se tem conhecimento de outro meteoro que tenha sido filmado durante essa fase.




----
Matérias similares no UOLTerra e Galileu
----
‘Meteorite’ Misses Skydiver During Jump, Fireball In ‘Dark Flight’ Captured On Camera (Ibtimes - em inglês)
----
E mais:
Paraquedista norueguês escapa por pouco de suposto meteorito (G1)
----
ESCLARECIMENTO:
(Final) Followup: Yup. It Was a Rock (Slate - em inglês)
.
Meteoro quase atinge paraquedista? Mistério resolvido! (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário