segunda-feira, 19 de maio de 2014

Chuva de meteoros mais intensa de 2014 é esperada em maio


(Voz da Rússia) De acordo com pesquisadores da NASA, uma chuva de meteoros Camelopardalid vai cair nos próximos dias sobre a Terra. Ela é esperada no dia 23 de maio, e até 25 de maio a Terra permanecerá na zona potencial de queda de meteoros.

O pique da chuva de meteoros, a qual foi batizada de Camelopardalid, é prevista para 24 de maio – neste dia se poderá observar desde alguns pontos da Terra até 200 meteoros por hora.

O espetáculo espacial se deve a um cometa 209P/LINEAR, descoberto em 2004 com a ajuda do telescópio robótico terrestre LINEAR.

Calcula-se que em maio o cometa passará pela Terra a uma distância de aproximadamente 8 milhões de quilômetros. Serão as partículas de poeira de sua cauda que vão se queimar ao entrar na atmosfera da Terra, criando o efeito de "estrelas cadentes".

As melhores condições para observar o fenômeno se darão no Centro-Oeste dos EUA. Os observadores terão a impressão de que os meteoros saem voando debaixo da Estrela do Norte (o radiante estará localizado na constelação Camelopardalis norte).
----
E mais:
Ready for May’s Surprise Meteor Shower? (Sky and Telescope - em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário