terça-feira, 17 de março de 2009

Meteoro se torna espetáculo no céu catarinense

Rastro luminoso gerado pela queima da rocha ao entrar na atmosfera se tornou espetáculo


(Terra) Um espetáculo de curta duração foi visto por poucos em Santa Catarina na madrugada de sábado. Ao cruzar o céu do município de Porto Belo (SC), um meteoro deixou um rastro de luz que ficou visível por um período de aproximadamente 15 segundos.

O fenômeno, popularmente conhecido como estrela cadente, trata-se da entrada de pedaços de rocha que vagam pelo sistema solar na atmosfera da Terra. Esses corpos, chamados de meteoróides no espaço, passam a se chamar meteoros ao atingir a atmosfera terrestre.

Em contato com os gases da atmosfera, o meteoro atinge a temperatura de 650°C e começa a queimar, tornando-se luminoso. Na maioria dos casos, a queima resulta na sua desintegração completa. "Quando o rastro luminoso termina, a queima se encerrou", explica o físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Se a atmosfera da Terra não é suficiente para queimar integralmente o meteoro, ele cai no solo e passa a ser chamado de meteorito. O maior já encontrado no Brasil é o Bendegó, com peso de 5 t, composto por ferro e níquel. Ele foi achado por um garoto em 1784, próximo a Monte Santo, no interior da Bahia. O maior do mundo está na Namíbia e pesa 60 t.

O meteoro visto no município do litoral de Santa Catarina no fim de semana possuía 20 cm de diâmetro e peso de 30 kg, conforme estimativas do físico do Observatório Nacional, que lançará em abril um livro sobre o maior meteorito já achado em território brasileiro.

O mês de agosto é o mais propício para a visualização de meteoros. É quando a Terra entra na órbita de um antigo cometa onde ainda restam partículas de sua cauda. Essas partículas entram na atmosfera e se transformam em meteoros.

Na noite de domingo, por volta das 21h, um morador de São Paulo avistou um meteoro no município de Agudos. A linha retilínea que ele disse ter observado no céu é semelhante à fotografada um dia antes em Santa Catarina.

Um comentário:

  1. caramba! sou de itajaí.. pertinho de PB.. como é que não vi isso??? :-(

    ResponderExcluir