sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chuva de meteoros Perseidas encanta observadores

ATENÇÃO! Algumas das imagens anunciadas pela imprensa não são de meteoros e sim dos rastros das estrelas.

O fenômeno foi observado do monumento de Stonehenge, localizado na planície de Salisbury, no condado de Wiltshire, sul da Inglaterra


(Terra) A chuva de meteoros Perseidas encantou observadores de várias partes do mundo na madrugada desta sexta-feira, 13 de agosto. O fênomeno ocorreu com mais intensidade no hemisferio Norte. Segundo a Sociedade Astronômica Real, da Grã-Bretanha, até cem meteoros puderam ser vistos riscando o céu a cada hora.

No Brasil, tomando-se como referência a cidade do Rio de Janeiro, o melhor horário para assistir ao show foi entre 0h30 e às 2h30 da madrugada.

A chuva de meteoros Perseidas (assim chamados porque os meteoros vêm da direção da constelação de Perseus) é causada por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. A cada 133 anos, o enorme cometa cruza o Sistema Solar e deixa para trás um rastro de poeira e detritos. Quando a Terra passa pela região, os fragmentos se chocam com a atmosfera a 140.000 mph (aproximadamente 225.000 kilômetros por hora) e se desintegram em explosões de luz.

A zona de detritos deixada pelo cometa é tão larga que a Terra passa semanas dentro dela. Observadores já estão avistando Perseidas ocasionais há alguns dias. Segundo a Nasa, neste ano o espetáculo anual de meteoros Perseidas estará particularmente bonito porque a Lua, em fase crescente, não vai estar muito visível no período de maior atividade.
----
Mais fotos aqui
----
Matérias similares na Folha, G1, iG e UOL
----
----
----


----
Matéria no Jornal Hoje:

----
Matéria no Bom Dia Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário