quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chuva de meteoros será bem visualizada apenas no norte do país

(Folha) O espetáculo criado pela passagem da Terra por uma zona repleta de detritos deixados por um cometa será aproveitada apenas por moradores da hemisfério Norte ou das regiões próximas ao equador -- no centro-sul do país, portanto, pouco será visto.

Isso acontece porque a chuva de meteoros Perseidas, no céu, ocorre na região da constelação de Perseus, e ela fica muito ao norte, diz Cassio Barbosa, astrônomo da Universidade do Vale do Paraíba. Para quem está em São Paulo, por exemplo, ela fica além do horizonte.

"De qualquer forma, alguns desses bichos cruzam o céu, então a gente consegue até ver um ou outro na regiões mais ao sul. São os mais brilhantes, que percorrem mais a atmosfera. A maioria, porém, tem trajetórias mais curtas", diz Barbosa.

No hemisfério Norte, o show tem seu auge entre as 22h de quinta e a madrugada do dia 13, quando a frequência de meteoros poderá alcançar dezenas por hora.

No Brasil, tomando como referência o horário de Brasília, o melhor horário será entre a 0h30 e as 2h30 da madrugada do dia 13.

O fenômeno não chama a atenção só pela beleza, diz Barbosa, mas também pela simplicidade para observá-lo. A elaborada técnica para acompanhar a chuva consiste em olhar para cima -- telescópios não são necessários, e deitar no chão pode ser uma boa. "É só ficar parando olhando os meteoros riscando o céu em várias cores", diz Barbosa.

Junto com os eclipses, as chuvas de meteoro são um ótimo instrumento para chamar a atenção de crianças e interessados para a astronomia, diz o astrônomo, "justamente pela facilidade para acompanhar".

A chuva de meteoroso perseidas ocorre anualmente, quando a Terra atravessa um um rasto de meteoros.
----
No site abaixo há uma câmera ao vivo apontada para o céu e sendo transmitida pela internet:
http://www.nasa.gov/connect/chat/perseids_2010.html

OU

http://www.ustream.tv/channel/marshall-space-flight-center

Nenhum comentário:

Postar um comentário