A bordo da Estação Espacial Internacional, Ron Garan, da Nasa, registra detrito cósmico atravessando atmosfera terrestre durante chuva de meteoros
(Veja) O astronauta americano Ron Garan tirou a fotografia de uma estrela cadente durante a chuva de meteoros que ocorreu no sábado (13). Garan é um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e capturou o momento exato em que um meteoro atravessava a atmosfera da Terra.
Chuva de meteoros - Todos os anos, em agosto, a Terra passa por um rastro de poeira e detritos espaciais deixados pelo cometa Swift-Tittle. Os objetos queimam em contato com a atmosfera do planeta a 250.000 quilômetros por hora, e seu brilho enfeita o céu dos dois hemisférios: é a chuva de meteoros Perseidas, conhecida há pelo menos 2 mil anos.
A chuva de meteoros foi mais intensa de sexta para sábado. Apesar de competir com a luminosidade da Lua cheia, o fenômeno proporcionou imagens espetaculares ao redor do mundo. De acordo com o site Space Wheather, algumas pessoas chegaram a observar 20 meteoros por hora durante o ápice da chuva espacial.
----
Matérias similares com Cesar Baima - O Globo, Folha, Apolo11, Cienctec e AstroPT
----
E mais:
Lua atrapalha observação da melhor chuva de estrelas do ano (Público - Portugal)
What happened when a meteorite the size of four Mount Everests hit Earth?
22OCT2024
-
What happened when a meteorite the size of four Mount Everests hit
Earth?What happened when a meteorite the size of four Mount Everests hit
Earth?Anne J, M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário