sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Madrugada terá chuva de meteoros

Na madrugada de amanhã vai acontecer uma chuva de meteoros Perseidas. Fenômeno terá melhor visualização para quem estar no Norte e Nordeste do Brasil e será por volta das 4 horas

(O Povo - Fortaleza) Há diferentes maneiras de fazer pedidos. Pode-se encontrar uma lâmpada mágica, amarrar um fitinha de São Francisco no braço ou ter a sorte de ver uma estrela cadente. Esta opção será a mais fácil de se concretizar, pois na madrugada de amanhã vai acontecer uma chuva de estrelas cadentes.

Na verdade, estrela cadente é um termo popular para definir a desintegração de um meteorito na atmosfera terrestre. Não é uma estrela que entra na atmosfera e faz um risco de fogo. “Elas (estrelas) estão muito distantes e são muito maiores”, afirma o astrônomo, professor e membro do Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos (Gaea), Saulo Machado.

Várias chuvas de meteoros ocorrem durante o ano. Esta noite será possível acompanhar o “ápice” da chuvas de meteoros Perseidas. “A chuva é assim chamada porque os meteoros passam paralelos à constelação de Perseu”, explica o astrônomo Dermeval Carneiro, diretor do planetário do Centro Dragão do Mar.

Se você está sem programa para esta madrugada e tem disposição de sobra, pode tentar acompanhar a chuva de meteoros. O astrônomo Saulo Machado dá as dicas para localizar em que ponto da imensidão do céu vai acontecer o evento. Atenção: as dicas só são válidas para quem está no Norte e Nordeste no Brasil.

Quem conhece as estrelas, deve procurar a constelação de Perseu. Como ela é bastante conhecida, vamos a outras opções. Primeiro, você deve olhar para o leste, onde o sol nasce. Entre o horizonte (ponto mais baixo) e o zênite - ponto mais alto do céu, que fica sobre as nossas cabeças -, você vai encontrar as Três Marias (Cinturão de Órion). Então, comece a virar em direção à esquerda e passe a olhar para o Norte, girando 90 graus. Pronto, é só esperar pela famosa chuva.

Alguns fatores podem atrapalhar a contemplação do espetáculo. Primeiro, a lua estará cheia, o que ofusca os meteoros menores. A iluminação das cidades também atrapalham a visualização da chuva e o mais adequado é procurar locais escuros. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) há previsão de céu parcialmente nublado em todo o Ceará, o que empata a visão dos meteoros.

O pico da constelação de Perseu será às 4 horas, quando fica a uma altura de 30 graus. “Quando se aproximar das 5 da manhã, provavelmente a visualização melhora porque a lua começa a se pôr”, afirma Saulo Machado. “E no Sul do País, não dá nem para pensar em ver”, complementa Dermeval Carneiro.

ENTENDA A NOTÍCIA

A chuva de meteoros Perseida acontece todos os anos, durante o mês de agosto. O nome é dado porque o evento acontece paralelo à constelação de Perseu. Há possibilidade de cearenses acompanharem o espetáculo.


SAIBA MAIS

As chuvas de meteoros Perseidas acontecem todos os anos, sempre no mês de agosto. Elas também são conhecidas, na Europa por Lágrimas de São Lourenço, por o dia de máxima atividade da chuva de meteoros coincidir, normalmente, com a provável data da morte de São Lourenço, em 10 de agosto de 258.

E de onde vem essa chuva? O cometa Swift-Tutle desloca-se pelo sistema solar e leva 133 anos para completar uma volta ao redor do Sol. “O cometa é atingido por ventos solares e sofre desintegração, deixando um rastro de pedregulhos no espaço”, explica Dermaval Carneiro. Esse pedregulhos são chamados de meteoróides.

“Quando a terra atravessa esse rastro deixado pelo cometa, esses fragmentos caem na atmosfera e se desintegram em explosões de luz”.
----
MatériaS similares no JB, O Globo, Folha, UOL, Veja e Ciência Hoje - Portugal
----
E mais:
Chuva de meteoros cruza o céu do hemisfério Norte; veja (Folha)
----
Assista ao vivo a chuva de meteoros pela NASA


Live video for mobile from Ustream

Um comentário:

  1. Pena!Não li este artigo antes! E nem estava alerta para este fenômeno.Ontem,somente ontem,fiquei sabendo. Tenho 64 anos e uma filha de 6.Corri para comunicar-lhe de uma "chuva de meteoros”, pois costumo fazê-la interessar-se pela Natureza, como um todo.Desde as formiguinhas, o brotar de um grão de feijão à Lua, às estrelas. Disse, conforme ouvira, que a "chuva" aconteceria às três da madrugada. Se tivesse acordado, a levaria para o terraço para apreciar. Onde moro (sertão nordestino,Oeiras,PI),segundo soube, daria pra ver.Mas é que meu sono é raro e,quando o tenho, não quero perdê-lo! Acordei às cinco, voltei a dormir. Às oito,ela, minha filhinha, acordou-me, super decepcionada,chorando, até, por não ter visto a "chuva de meteoros" que eu "prometera"! Grande pai sou eu...A custo consolei-a:"Filhinha, não se importe tanto. Ano que vem vai ter outra. Aí, então, nós iremos ver. Ela já sabe que um ano não é pouco. Não ficou nada satisfeita. Que fazer? Mas eu sei que eles lá estarão nos esperando, na próxima volta. Ano que vem...Sou o esposo da dona da conta)

    ResponderExcluir