terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Astrônomo dá dicas de como ver meteoros no céu

(UOL) O meteoro que explodiu na Rússia, matou uma pessoa e deixou mais de mil feridos fez com que os olhos se voltassem para o céu. Muitos começaram a profetizar grandes catástrofes vindas do espaço. E mais e mais pessoas começaram a relatar bolas de fogo, no Brasil, EUA, Cuba e Europa.

Apesar de não poder cravar se eram mesmo meteoros ou não, o fato é que a Terra é bombardeada por objetos o tempo todo, mas a maioria não é visível. Para Daniela Lazzaro, pesquisador titular do Observatório Nacional no Rio de Janeiro, "todo mundo ficou mais atento ao que acontece no céu e 'perdeu o medo' de relatar o que viu". As explosões, muito mais brilhantes do que outros astros no espaço, duram poucos segundos.

O astrofísico Amaury Almeida, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo) dá algumas dicas:

Combine sua localização geográfica com a época do ano para ver meteoros. Aqui, ao sul do Equador, se vê mais meteoros nos primeiros 6-7 meses do ano.

Planeje as suas observações para as primeiras horas da manhã (madrugada). É raro se ver meteoros logo ao anoitecer, enquanto a Terra se move para longe do Sol. Nas primeiras horas da manhã, os meteoros parecem estarem vindo de frente ou em um ângulo reto com a Terra.

Verifique com algum planetário local, quando alguma chuva de meteoros está ocorrendo na região. Nove chuvas de meteoros importantes proporcionam um aumento significativo na atividade dos meteoros que podem ser vistos da Terra cada ano. Por exemplo, a chuva Eta Aquárida ocorre entre 21/04 e 12/05 e está associada ao cometa Halley.

Procure por meteoros mesmo quando nenhuma chuva importante estiver para acontecer. Mesmo alguns poucos meteoros aparecem no céu na maioria das noites.

Procure por um clarão de luz. A atmosfera da Terra faz o meteoro brilhar com calor intenso, a medida que ele se incendeia.

Evite tentar observar meteoros próximo da iluminação artificial das cidades.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário