terça-feira, 7 de maio de 2013

Astrônomo amador fotografa meteoro sobre Cuiabá



(24 Horas News) Na madrugada de sábado para domingo, dia 5, durante o máximo da chuva de meteoros Eta Aquarídeas, um brilhante meteoro foi flagrado nos céus de Cuiabá pelo astrônomo amador Eduardo Baldaci. Os meteoros oriundos desta chuva são famosos porque são resultado dos detritos deixados no Sistema Solar pelo famoso Cometa de Halley, e podem atingir incríveis velocidades de 66 km/s ao entrarem na atmosfera terrestre.

“Consegui fotografar 4 meteoros, sendo um deles mais brilhante do que os outros. Trata-se de um Fireball com magnitude equivalente ao do planeta Júpiter e que passou sobre Cuiabá aproximadamente às 3h20 da manhã de domingo”, comenta Baldaci.

A chuva, apesar de ter tido seu máximo no dia 5, se estende entre os dias 21 de abril a 20 de maio. Durante este período, cerca de 20.000 fotos ininterruptas dos céus são tiradas, porém apenas 0.5% destas imagens conseguem captar com exatidão o que podemos ver a olho nu. Dado a esta raridade, a foto de Eduardo Baldaci foi parar no site internacional www.spaceweather.com, colocando Mato Grosso no hall de lugares onde se realizam estudos sérios sobre chuva de meteoros.

Convite para revista americana
Em virtude da repercussão do trabalho de observação e divulgação da astronomia realizado em Mato Grosso, o astrônomo cuiabano Eduardo Baldaci acaba de ser convidado para escrever para uma revista brasileira editada e publicada nos EUA.

A Manchete USA que estará sendo lançada no dia 16 de maio, passa a ser o primeiro periódico publicado nos EUA que contará com um astrônomo amador brasileiro escrevendo sobre temas de astronomia e astronáutica. O desafio é despertar nos imigrantes de língua portuguesa, residentes nos EUA, o gosto e a paixão pela astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário