quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bola de fogo cruza diversas cidades da região Sudeste do Brasil


Vídeo registrado por celular pelo observador Iago Rabello da Rocha, da cidade de Mogi-Guaçu, São Paulo e publicado no Youtube.

(Apolo11) Uma bola de fogo cruzou o céu noturno na noite de terça-feira e foi vista por diversos observadores da região sudeste. O bólido tinha cor avermelhada e pode ter sido provocado pela reentrada de restos de um foguete chinês do tipo Longa Marcha.

De acordo com alguns observadores que escreveram para o Apolo11, a bola de fogo cruzou lentamente o céu no sentido sudeste e aparentava ter uma pequena cauda parecida com um cometa.

"As 23h40, um objeto cruzou o céu de Araçatuba-SP. Do momento que vi, estava próximo ao zênite indo em direção ao sudeste e foi até próximo ao horizonte, atrás de casas, onde não conseguia mais ver", disse o observador Diego Adelson, que testemunhou a passagem.

Segundo Adelson, o objeto tinha brilho avermelhado e brilhava mais que o planeta Vênus. "Era possível ver um pequeno rastro logo atrás", disse.

 
Gráfico gerado no site Satview.org, que mostra o caminho seguido pelo foguete Longa-Marcha antes de reentrar na atmosfera. Créditos: Youtube, Satview.org, Apolo11.com.


Um trabalho feito pelo Apolo11 em conjunto com o site de rastreio de lixo espacial Satview.org aponta que a bola de fogo pode ter sido causada por um pedaço de lixo espacial criado por um foguete chinês do tipo Longa Marcha 2F, identificado como 39181U. Esse artefato foi lançado recentemente e levou ao espaço astronautas chineses rumo à Estação orbital Tiangong-1.

A previsão calculada para reentrada era às 11h33 de quarta-feira, 19 de junho, com margem de erro aproximada de 8 horas para mais ou para menos.

O objeto também foi visto na cidade de Campinas, interior de São Paulo e segundo Wagner Bento, que trabalha no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, da Universidade de Campinas, o objeto parecia ser muito grande. "Quando cheguei por volta de 23h45 o guarda da portaria me alertou sobre um cometa ou meteoro que estava passando sobre o laboratório naquele exato momento", disse o internauta em email enviado ao Apolo11.
----
Outros registros:














----
E mais:
- Objeto luminoso e barulho chamam a atenção de moradores em Lagoinha (G1)


- Bola de fogo é registrada nos céus do Brasil na terça (Terra - com vídeo), com matéria similar no UOL
.
- Internauta registra 'bola de fogo' cruzando céu de Maria da Fé, MG (G1)
.
- Fotos mostram objeto luminoso no céu de Sorocaba e Votorantim (Jornal Cruzeiro do Sul)
.
- Meteorito Atravessa os Céus do Vale e Vira ‘Hit’ nas Redes Sociais (Brazilian Space)
.
- Bola de fogo no céu chama a atenção de moradores do Rio e de São Paulo (Jornal Nacional)


Nenhum comentário:

Postar um comentário