quarta-feira, 12 de junho de 2013

Chuva de meteoros



(Info Escola) A chuva de meteoros se refere a incidência de conjunto de meteoros que passam rasgando o céu, com efeito radiante. Sabe-se que os meteoros são pequenos corpos celestes provenientes do espaço que, ao se deslocarem em direção à Terra, entram em nossa atmosfera queimando parcialmente ou totalmente a sua matéria.

Quando entram na atmosfera da Terra em alta velocidade, os meteoros entram em combustão, em razão do forte atrito. É um fenômeno que costuma ser periódico, as chuvas mais conhecidas são “Leônidas” e “Perseidas”. Segundo os astrônomos qualquer planeta (inclusive do sistema solar), que tenha uma atmosfera razoavelmente densa ou transparente pode receber esse tipo de fenômeno visual.

Os riscos de luz ocorrem pelo fato dos meteoros estarem viajando em órbitas análogas, quase paralelas antes de entrarem na atmosfera do planeta. O ponto de origem da chuva de meteoros atmosférica é conhecido como ponto radiante, que apresenta movimento aparente em virtude da rotação da Terra e também de sua translação.

O nome de cada chuva é dado conforme a localização do radiante, por exemplo, quando o ponto radiante está próximo de uma constelação, a chuva de meteoros recebe o nome da constelação.

Tecnicamente, a origem de uma chuva radiante pode ser compreendida como a interação em movimento de rastro de detritos deixados por cometa, pequenos asteroides ou meteoros em sua passagem pela atmosfera de um planeta como a Terra. Leia a seguir, a diferença entre esses três corpos celestes:

Cometa - Bola de gelo, formado com diferentes gases, sendo considerado um material remanescente do processo de composição de planetas gasosos no universo.

Asteróide – Pedra espacial que vaga no espaço, proveniente de restos planetários

Meteroide – Asteróide de pequeno porte, com tamanho equivale a grãos de areia. Um meteoróide que entra na atmosfera da Terra passa a ser chamado de meteoro. Com uma velocidade de 70 km/s, essas pedras queimam em contato com os gases do ar, formando um rastro de luz.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_de_meteoros
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/chuva-de-meteoros-podera-ser-observada-no-pais-nesta-madrugada.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-asteroide-cometa-e-meteoro
Foto: http://www.armageddononline.org/Leonids-Meteor-Shower-november-2009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário