(O Diário.com) Astrônomos amadores e profissionais estarão em alerta na madrugada desta terça-feira 11 de junho. Segundo cientistas da American Meteor Society, existe uma grande chance da ocorrência de uma raríssima chuva de meteoros por volta das 2h30 da manhã desta terça-feira.
Em junho de 1930 houve o registro de uma explosão de inúmeros meteoros na constelação de Delphinus e desde então não houve outros registros do fenômeno.
Cientistas analisaram a órbita da poeira de cometas de longo período e sugerem que tais meteoros podem retornar esta noite, quando o nosso planeta vai passar no fluxo de detritos de um cometa.
Quem quiser tentar observar o fenômeno, deve olhar em direção ao Norte, longe da poluição luminosa. Mesmo quem não reconhece as constelações, terá grandes chances e ver o fenômeno pois os meteoros percorrerão todo o céu visível.
Ninguém sabe exatamente a taxa de meteoros por hora e nem a duração, mas acredita-se que o fenômeno deva durar entre 15 minutos a 1 hora.
O Clube de Astronomia Edmond Halley (CAEH) informa que essa e uma hipótese, porém é uma chance rara, e se ocorrer poderá ser um evento único. Eles estão na torcida para ter um céu limpo nessa madrugada.
----
E mais:
Alerta AMS (em inglês)
What happened when a meteorite the size of four Mount Everests hit Earth?
22OCT2024
-
What happened when a meteorite the size of four Mount Everests hit
Earth?What happened when a meteorite the size of four Mount Everests hit
Earth?Anne J, M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário