segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pico de visualização de chuva de meteoros se iniciou no domingo

(O Diario)Iniciou-se no domingo (28) e vai até a próxima terça-feira (30) o melhor período para a visualização da chuva de meteoros chamada de Delta Aquarídeas, fenônemo astronômico anual que pode ser visto no Planeta Terra entre os meses de julho e agosto.

Segundo o Clube de Astronomia Edmond Halley (Caeh), a chuva de meteoros pode, neste período, ser observado no Hemisfério Sul e nas latitudes tropicais do Hemisfério Norte.

O melhor horário para observar meteoros no céu, conforme o clube, é em torno de duas horas antes do amanhecer, "já que antes disso teremos Lua no céu, e essa claridade proveniente da Lua acaba atrapalhando", diz o presidente do Caeh, Maico Zorzan.

De acordo com a Nasa, a origem desta chuva de estrelas ainda não é muito precisa. O mais provável é que elas tenham origem no cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986, informa ele.

"Nós, do CAEH, recomendamos sempre que estejam em locais afastados da cidade, com pouca ou nenhuma poluição luminosa, e que deitem no chão, ou usem cadeiras de praia para maior conforto visual", recomenda Zorzan.

Ainda assim, pondera, apesar de estimativas, chuvas e meteoros podem surpreender, ou então frustrar observadores, dependendo da taxa real de meteoros do evento. "Mas mesmo assim é um dos mais belos eventos astronômicos", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário