terça-feira, 5 de agosto de 2014

Objeto luminoso no céu chama atenção de moradores do Vale, SP

Motorista que trafegava na Carvalho Pinto registrou fenômeno no sábado(3). Com base na imagem, especialista acredita que seja um meteoro.

(G1) Um objeto luminoso no céu chamou a atenção de moradores da região de Jacareí na manhã do último sábado (3). O fenômeno foi registrado por um internauta do G1, que trafegava pela rodovia Carvalho Pinto (SP-75) por volta das 6h30.

A administradora Déborah Barbosa, de 27 anos, moradora de Paraibuna, também viu a luz no céu. Ela conta que saiu de casa para pegar uma van para ir trabalhar, quando viu a luz no céu e parou para observar. Ela estava acompanhada da irmã e do motorista do veículo, que chegou em seguida.

"Logo que olhei, cheguei a pensar que parecia que era um avião caindo, só que era muito grande para ser um avião. Ficamos acompanhando por uns dois minutos ele [objeto] caindo. Quando chegamos no escritório onde trabalho, que fica na Tamoios, estavam todos comentando. Chamava atenção mesmo", disse.

O objeto tinha o corpo escuro, uma cauda nas cores vermelha e preta e não fazia barulho. Não há relatos de localização do objeto no solo.

Avaliação
O professor Valério Carruba, especialista na dinâmica de asteróides e docente da Universidade Estadual Júlio Mesquita (Unesp), em Guaratinguetá, viu a imagem e acredita que o fenômeno seja um meteoro - conhecido popularmente como 'bólide'. Os bólides são meteoros de elevada luminosidade.

Ele explicou que neste período do ano, usualmente acontece uma 'chuva de meteoros', que são pedaços da cauda de um cometa que caem em todos os locais da Terra. Porém, para provar essa hipótese seria necessário determinar a órbita do corpo que caiu e ver se é compatível com a do cometa.

Ele disse que avistar esse fenômeno não é tão comum. "Todos os dias colidem milhares de meteoros com a Terra, mas a maioria não é avistado. Muitos se desintegram na atmosfera e nem chegam a tocar o solo", explicou o especialista.

Apesar de não haver relatos do objeto localizado no solo, o professor orienta que caso isso ocorra, que seja informado ao Instituto de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No local uma pesquisadora desenvolve um projeto que tem como objetivo encontrar meteoritos brasileiros.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que não possui equipamento que monitore a queda de corpos e que, para determinar o que seria o fenômeno, teria que extrair um pedaço do material após queda no solo.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário