terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dezembro é mês de estrelas cadentes


(Boas Notícias - Portugal) Mais de 100 estrelas cadentes por hora é o que os astrónomos esperam ver no céu durante a chuva de meteoros das Gemínidas. O nosso planeta cruza os detritos do asteroide Faetonte (que dão origem à chuva de estrelas) até 17 de Dezembro, mas o pico de observação acontece de 13 para 14 de Dezembro.

O Observatório Astronómico de Lisboa explica, no seu site, que este enxame de estrelas cadentes foi assim batizado porque as estrelas “parecerem sair dum ponto da constelação dos Gémeos”.

O verdadeiro pico das Gemínidas, com 120 meteoros por hora, acontece dia 14 pelas 12 horas, pelo que não será visível. Contudo, o Observatório informa que sábado, dia 13 de Dezembro, a partir das 19h, a observação “valerá a pena e será mais favorável por volta das 2h quando o radiante se encontra mais alto no céu”. Nessa noite, a lua estará em fase de quarto minguante pelo que a sua luz não vai ofuscar as estrelas.

Com a Lua a favor, resta afastar-se dos grandes centros urbanos e esperar boas condições meteorológicas para ver as estrelas cruzarem o céu noturno, pedindo todos os desejos que quiser para 2015.

Ainda em Dezembro, a Terra cruza a órbita do Cometa Tuttle dando origem à chuva de meteoros das Úrsidas, entre os dias 17 e 26. As previsões indicam que o pico de atividade será na noite de 22 de Dezembro, pelas 20h. Mesmo assim, o número de estrelas cadentes será reduzido, entre 5 a 10 meteoros por hora.
----
E mais:
Chuva de meteoro Geminídeos (Fundação Planetário)
.
“Espetáculo” de estrelas cadentes previsto para este fim de semana (Ciência 2.0)
.
Última chuva de meteoros do ano poderá ser vista depois da meia-noite (UOL)
.
A última chuva de meteoros do ano (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Chuva de meteoros atinge seu ápice na madrugada de domingo (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário